Noticias

Ciclistas garantem que viram óvni em serra; ufólogo avalia fotos e confirma

Situação foi na serra do Gado Bravo, em Senhor do Bonfim, sertão baiano.
Homens demarcavam trilha quando se depararam com nave bem prateada.



Dois ciclistas afirmam que viram um objeto misterioso, parecido com um óvni, sobrevoando a serra do Gado Bravo, na cidade de Senhor do Bonfim, sertão baiano.O local é frequentado por residentes e turistas em busca de aventura.

"A gente saiu para fazer a marcação do percurso da trilha que a gente vai fazer agora. Quando eu levantei o saco de cal, que olhei para trás, escutei o barulho, do tipo máquina de costurar. Aí a nave estava levitando já, a uns três metros da copa das árvores. Eu falei: 'Igor, fotografa, ali, ali'", descreve o morador Raimundo Natação. "Eles se esconderam atrás de uma árvore, e tiramos a primeira foto ", acrescenta. O colega, Igor Geovani, descreve a situação. "Fiquei assustado quando eu vi aquele objeto prateado, um prateado bem bonito", conta.

As fotos foram apresentadas ao ufólogo Jorge Ivan Araújo Leme. "É um óvni, um objeto extraterrestre, de outro planeta, provavelmente. Muita gente não acredita, mas eu acredito piamente [em extraterrestres]. A gente faz parte de um grupo ufológico em que pesquisamos isso constantemente", avalia.

Jorge Leme explica que naves geralmente aparecem em locais que produzem minérios. "Todo local que produz minérios sempre há aparição de discos ou de objetos não identificados", conta.

Suposto Ovni foi fotografado na região serrana de Senhor do Bonfim.


Um Objeto Voador não Identificado (Ovni), fotografado no último dia 14 de abril, na serra do Gado Bravo, por dois ciclistas, está chamado a atenção de muita gente na região.

As fotos registradas pela dupla Raimundo Natação e Igor Geovani, foram feitas quando eles sinalizavam uma trilha para competição de Mountain Bike. Segundo as testemunhas o objeto de forma oval, surgiu de repente e causou uma grande surpresa.As testemunhas falaram para reportagem dofalandotudo.com – que o objeto voador fazia um leve barulho, semelhante a uma maquina de costurar, quando foi percebido emergindo da mata. “Raimundo viu e gritou para pegar a câmara, senti medo, pensei em correr, mas agüentei o medo e tirei algumas fotos. Disse Igor Geovane responsável por tirar seis fotos do objeto.
Segundo os dois amigos, o Ovini foi visto por volta das 15h30, e ficou por cerca de 15 minutos no ar, desaparecendo numa velocidade inimaginável.“O objeto estava num local de difícil acesso e muito profundo, quando percebemos a sua presença e começamos a fotografar”. Comentou Raimundo Natação. Perguntado sobre o tamanho da nave, ele respondeu: “tinha o comprimento de um automóvel”.
   
Barragem de Pindobaçu “sangra”, barragem de Ponto Novo aumenta volume
 
As chuvas que aconteceram nos últimos dias na região já apresentam os primeiros resultados nos açudes e barragens com bons volumes de água acumulados nos vários reservatórios. Em Pindobaçu, os rios já encheram a barragem, que começou a sangrar na tarde de ontem(22) e nos próximos dias desaguarão na barragem de Ponto Novo, cujo volume aumentou em mais de 32 cm no total.

 CF - Prefeito anuncia que não vai fazer a festa de Santo Antonio - 18/04/2013
 

  O Prefeito Dr. Eurico Soares do Nascimento, em entrevista na Rádio 98FM, relatou que a prefeitura não realizará os tradicionais festejos juninos em Louvor Santo Antonio, padroeiro da cidade de Campo Formoso.
Segundo Eurico, a prefeitura vai fazer investimentos para amenizar os problemas causados pela forte estiagem no município e realizar obras no Bairro Mutirão, onde moradores sofrem todas as vezes que chove. O prefeito disse ainda que se alguma empresa bancasse a festa, ele até poderia fazer, mas não vai tirar dinheiro da prefeitura para nenhum artista subir no palco durante duas horas e levar o dinheiro do município.

 MULHER ARRASTADA PELA ENXURRADA NÃO RESISTE E MORRE EM HOSPITAL

 

 Novas informações, que a senhora JÚLIA ALVES DA SILVA, 55 anos, residente na cidade de Itiúba, vitimada na enxurrada na madrugada de quarta-feira (17), acabara de falecer em hospital na região norte (Juazeiro).

Ela que havia dado entrada no Hospital Regional D. Antonio Monteiro em Senhor do Bonfim por volta das 11h45min de quarta-feira (17), foi atendida no ambulatório, e transferida para Juazeiro.

De acordo com informações, ela foi arrastada pela enxurrada decorrente das chuvas durante a madrugada, no momento em que era arrastada a mulher bateu com a cabeça vindo a sofrer traumatismo craniano, e devido a pancada ela foi transferida para outra unidade hospitalar em Juazeiro.


Maravilha Notícias

 Pindobaçu: acidente registrado na BA 131




Nesta segunda feira 15/04, por volta das 16:00h CÉSAR HUMBERTO GONÇALVES dirigia um veiculo gol, placa CAT 8853, licença de Pindobaçu-Ba, quanto perdeu o controle, não se sabe ao certo por qual motivo, e veio a capotar várias vezes. O condutor foi arremessado pra fora do veículo à uma distância de mais de 20 metros, vindo a sofrer sérios ferimentos principalmente na cabeça.

Humberto foi socorrido pelo SAMU e os médicos vendo a gravidade dos ferimentos, iniciaram um procedimento de preparar o paciente para a viagem de forma segura, o que durou mais de duas horas, dentro da própria ambulância na porta do hospital Professor Edgar Santos , atraindo muitos amigos que foram acompanhar o andamento junto com os familiares.As 19:30 a equipe do SAMU concluiu o procedimento e transferiu o paciente para o hospital de traumas em Petrolina-Pe.

E2SNOTÍCIAS.COM



Ponto Novo:Irritados com Governo do Estado agricultores destroem adutora que levará água para Senhor do Bonfim







Um grupo com mais de 100 agricultores na tarde de sexta-feira, 12, por volta das 15h , em protesto contra o corte no fornecimento na água que abastece os lotes do perímetro irrigado de Ponto Novo, quebraram parte da adutora destinada a promover o abastecimeto humano . O anunciado segundo os agricultores foi feito por representantes do governo do Estado durante durante reunião está semana em Salvador com represesentantes dos agricultores, e iria acontecer a partir da próxima segunda-feira.

Contrariados com a situação os manifestantes decidiram destruir parte dasmanilhas de ferro da adutora localizadas nas proximidades da barragem. O equipamento foi construída recentimente para solucionar a falta de água nos municípios da região de Senhor do Bonfim que sofrem com a forte estiagem – o investimento foi de cerca de R$ 40,4 milhoes e vai beneficiar mais 113 mil pessoas.





Pedras, pedaços de ferro e um trator agrícola foram usados para quebrar as manilhas suspensas por uma base de concreto. O sistema começaria a funcionar em fase de testes dia 15 de abril. Agora com a distruição de alguns metros da adutora a obra fica interrompida até que os estragos sejam concertados.






Os manifestantes arrastaram uma das manilhas com um trator agricula


A Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA), responsável pela adutora ainda não se manifestou oficialmente sobre o valor do prejuízo causado pelos danos materias e também sobre o tempo que será necessário para restabelecer o funcionamento do bombeamento de água na rede. A policia civíl abriu inquérito e vai tentar identificar os supostos responsáveis pelo vandalismo.





FALANDOTUDO.COM





























Chupa cabra ou um lobisomem?Animal estranho é encontrado em Sergipe. 






Com o passar dos anos muitas criaturas estranhas têm aparecido pelo mundo, algumas em consequência de alguma mutação genética, outras espécies denominadas somente “monstros”, visto não se ter nenhuma explicação lógica para o não conhecimento, pela ciência, de tal criatura. Em Sergipe nos últimos anos cão com cara de criança entre outros fenômenos estranhos chamam a atenção de estudiosos.

Desta vez foi um animal que foge as características genéticas que chamou a atenção, patas de bode corpo de lobo, presas caninas e corpo alongado são algumas anormalidades encontradas num bicho “estranho” que foi fotografado morto por estudantes da cidade de São Francisco no estado de Sergipe, seria o chupa cabras ou um lobisomem?


Jacobina: Fase de testes da adutora de Pindobaçu começa dia 19

A água da barragem de Pindobaçu começa a chegar ao município de Jacobina, no dia 19 de abril, com a finalidade de solucionar os problemas de abastecimento de água.
Com 60 quilômetros de extensão e quatro estações elevatórias, a adutora terá capacidade de levar cerca de 120 litros por segundo da barragem até a estação de tratamento.
A obra, em execução pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), é uma solução emergencial para atender o município, onde os mananciais que abastecem a região sofreram redução drástica de volume.
O atendimento a Jacobina também estava sendo realizado pela Embasa por meio de carro-pipa.



Comerciante de Campo Formoso preocupado com a seca fura poço artesiano no centro da cidade

DSCF3187

No período critico que estamos enfrentando com o baixo volume de água na barragem que abastece Campo Formoso, e as expectativas frustradas de chuva no mês de março, chegamos ao limite do que se podia esperar. “Um poço artesiano sendo furado no centro de nossa cidade.”
Nesta segunda (08) o senhor Francisco Narde, proprietário do Hotel Rio das Pedras preocupado com a estiagem que assola nossa região, e com o racionamento da água que não tem suprido as necessidades de seu estabelecimento, fura Poço Artesiano com recursos próprios na intenção amenizar os problemas causados pela seca.


 DSCF3186



Após paralisação, governo vai negociar com
 irrigantes de Ponto Novo








A paralisação da BR-407 ocorrida ontem (05) pelos irrigantes, em protesto pela omissão do governo em agir, ganhou repercussão no Brasil inteiro depois que os principais meios de comunicação expuseram a triste realidade provocada pela seca e a insensibilidade das autoridades.
Finalmente o governo se manifestou e já agendou para a próxima terça-feira, dia 09, às 08:00 hs, uma reunião com as presenças dos secretários de agricultura Eduardo Salles, da casa civil César Lisboa e do meio ambiente Eugênio Splenger, onde discutirão com os irrigantes as 05 pautas que motivaram a paralisação. A Reunião acontecerá em Ponto Novo.
“Recebi ligação do secretário Eduardo Salles no fim da tarde de ontem (05), onde o mesmo me confirmava a reunião, então, com esta posição do governo em conversar, já é um bom sinal, agora vamos ter a oportunidade de conversar pessoalmente com quem tem o poder de atender as cobranças dos produtores; como prefeito e defensor das causas do meu povo, me sinto gratificado e vejo que a manifestação foi justa e já produziu efeitos” disse o prefeito Adelson.






Itapicuru FM





MULHER ENCONTRADA DESPIDA, ATIRADA E LESIONADA ENROLADA EM COBERTOR AS MARGENS DA BR 407 EM BONFIM
 

 Na manhã dessa quinta-feira (11), foi encontrada por populares que faziam caminhada, as margens da BR 407, altura do Km 124, trecho próximo a Sub Estação da CHESF, a senhora NEIDE SOARES SANTOS, 58 anos, residente no bairro Bom Jardim, apresentando aproximadamente 5 ferimentos do tipo disparo de arma de fogo, uma queimadura de tiro a queima roupa, um próximo ao outro em seu abdômen lado direito, apresentando fratura exposta no punho direito, hematoma no olho esquerdo, e um corte profundo no couro cabeludo, enrolada em um cobertor de cor azul, apenas trajando uma saia.

 

 As características indicam uma espécie de desova, uma vez em que a mulher foi encontrada envolvida em um cobertor, as margens da Rodovia Federal, e próximo ao local, uma moto Honda CG Titan 150, cor vinho, placa NZQ 4710, que estava abandonada atrás de uma carreta no pátio do posto localizado defronte ao local, que foi apresentada ainda na manhã de hoje pelas guarnições CETO e ROCAM, da PM de Bonfim.

A vitima é proprietária de uma barraquinha de bebidas localizada ao lado da Catedral Diocesana.


Maravilha Notícias



Ponto Novo:Secretário de Agricultura da Bahia esteve em Ponto Novo.



O Secretário de Agricultura da Bahia Eduardo Sales,esteve reunido na manhã de hoje (09), com agricultores do projeto de irrigação de Ponto Novo. Na última sexta-feira(5),indignados com a situação com que se encontra o projeto, interditaram a BR 407 em protesto,para chamar atenção do governo do estado.
A vinda do secretário que já esteve na cidade reunido com prefeitos da região prometendo resolver os problemas que afeta os agricultores voltou a informar que tomará providências junto ao governo do estado para que a situação seja resolvida.
O secretário ainda traçou um panorama da seca no estado. “Não há agricultor vivo nesta terra que já tenha visto uma seca maior que esta. Mais de 500 mil animais já morreram e tudo o que estamos conquistando agora ainda é pouco”, avaliou.Espacoaberto.Net



Senhor do Bonfim: avião-tanque sobrevoa serra e controla incêndio.

Senhor do Bonfim: avião-tanque sobrevoa serra e controla incêndio




Um avião-tanque do modelo air-tractor, especializado no combate a incêndios, sobrevoou a zona rural de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, na manhã deste sábado (6), na tentativa de conter o fogo que consome a Serra de Nossa Senhora Sant’anna, localizada entre os distritos de Estiva e Carraíchel, há mais de uma semana, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

A aeronave saiu do Rio Grande do Sul para ajudar no combate às chamas e fez quatro voos pela manhã. Em cada decolagem, foram despejados três mil litros de água na área atingida. Três dos quatro focos do fogo já foram controlados, sendo que o último deve ser apagado no domingo (7), disseram os bombeiros.

O incêndio ocupa área maior que 100 campos de futebol, estimou a Secretaria de Meio Ambiente da cidade. De acordo com o sargento Marcelo Diniz, as chamas, que estavam a princípio no distrito de Carrapichel, se deslocaram em direção às localidades de Mulungu e poderiam alcançar cidades como Jaguariri e Campo Formoso. “Não temos como precisar, mas as estimativas apontam que a área consumida pelas chamas já chega aos 1.100 hectares, área maior que a de 100 campos de futebol”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Augusto.

Fogo – O incêndio atinge a Serra de Nossa Senhora Sant’anna, em Carrapichel, distrito de Senhor do Bonfim, a 374 km de Salvador, desde a madrugada de quinta-feira (28). O sargento do Corpo de Bombeiros, Marcelo Diniz, relatou que o órgão só foi informado sobre o problema na manhã de sábado (30).

“Só tomamos conhecimento do ocorrido pela manhã. Há muita fumaça, mas boa parte do fogo já foi controlado. A serra fica em lugar de difícil acesso. Temos cinco homens trabalhando, mas já pedimos reforço à equipe de Juazeiro”, disse. Nenhuma casa foi atingida e nenhuma pessoa ficou ferida.

Fonte: G1







Juiz reintegra mais servidores de Filadélfia.



O prefeito de Filadélfia, Bahia, ANTONIO BARBOSA DOS SANTOS JÚNIOR, o “Barbosinha” ou “Barbosa Júnior” como é popularmente conhecido, acaba de receber mais uma reprimenda judicial pela prática de atos arbitrários durante os 100 primeiros dias de sua administração, sendo obrigado a reintegrar mais servidores efetivos que tiveram suas nomeações suspensas por meio de Decreto (sem concluir processo administrativo aberto para apurar hipotéticas irregularidades em concurso), logo nos primeiros dias de janeiro, pouco tempo depois de ter assumido o governo municipal.

“Barbosinha”, que no início da administração ganhou notoriedade, auto projetando-se como o prefeito mais jovem do Estado, utilizou-se muito bem da mídia regional para criar a expectativa de que seria um exemplo positivo de homem público, chegando mesmo a propagar que a sua meta seria candidatar-se, futuramente, a deputado estadual.

Não demorou muito e a máscara caiu, não apenas pela prática de atos arbitrários de suspensão de nomeações de concursados pela administração anterior, mas, sobretudo, por convocar os seus colegas regionais para propor o amordaçamento da imprensa, pelo boicote de contratos com BLOGs, emissoras de rádio, jornais e outros meios de comunicação que não comungassem com os seus atos.

Demonstrando equilíbrio e bom senso, os seus colegas não compareceram à reunião promovida, registrando-se apenas o comparecimento do prefeito de Pindobaçu, Marlos André, que rejeitou, de pronto, a proposta ditatorial do “aprendiz de Ditador”, como foi taxado “Barbosinha” pela mídia regional.

As reprimendas judiciais

Decidindo em caráter LIMINAR, o Juiz Substituto da Comarca de Pindobaçu, Aroldo Carlos Borges do Nascimento, determinou ao prefeito “Barbosinha” que reintegre, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a partir de sua NOTIFICAÇÃO, os servidores que tiveram suas nomeações suspensas e que ingressaram com Mandado de Segurança, através do Escritório SANTANA ADVOCACIA, que tem como advogados os profissionais Maraísa Santana, Maiana Santana e Josemar Santana.

Com a decisão foram beneficiados os seguintes servidores: ADAGOBERTO BARRETO DA SILVA, ADRIANA LOPES DA SILVA CAVALCANTE, CLEIDINEIA BARBOSA DE SOUSA, EDILAINE DE AZEVEDO BATISTA, ERENILDE GAMA TRINDADE, GLEIDE CERQUEIRA SILVA, IRACENI VIEIRA DE SOUZA, JACIANA MACHADO DA SILVA ALVES, MARIA DE JESUS, MARIA EUGÊNIA LOPES COSTA MACHADO, MARIZA DE JESUS SILVA, RAQUEL ARAÚJO DE JESUS, ROMAILDA GUIMARÃES DA SILVA, ROSILAINE ARAÚJO MAIA e VALDENICE GOMES GAMA.

Na quinta-feira passada, também em decisão LIMINAR em outra Ação de Mandado de Segurança, patrocinada pelo Escritório SANTANA ADVOCACIA, o Juiz de Pindobaçu determinou ao prefeito “Barbosinha” que reintegre, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a servidora LUCIANA SILVA CASTRO TAVARES, atingida por ato arbitrário do prefeito, mesmo estando em estado de gestação.

Uma semana antes, outros servidores, patrocinados pelo advogado filadelfense André Maia, obteve em seu favor decisão liminar garantindo as suas reintegrações. Nesse caso, inclusive, rebelando-se contra a decisão do Juiz, o prefeito agravou de sua decisão junto ao Tribunal de Justiça, que manteve a decisão do Juiz de Pindobaçu, aplicando mais uma reprimenda judicial ao prefeito “Barbosinha”, que “está se tornando notável não pelas realizações em benefício do seu povo, mas pela arrogância e prepotência na prática de atos arbitrários de perseguição contra servidores que supostamente não votaram nele”, disse a advogada Maiana Santana, do Escritório SANTANA ADVOCACIA.

Sansil Comunicação, Sr. Bonfim, Bahia, 08 de abril de 2013).





“Homem-Ketchup” foi recapturado por guarnição da policia Militar em Filadélfia.




Carlos Alberto Jesus, vulgo “Homem-Ketchup” foragido desde do dia 29 de março, do complexo policial de Senhor do Bonfim, foi recapturado na tarde de ontem, sábado, 6, na cidade de Filadélfia. O “Homem-Ketchup” foi preso ao lado de três suspeitos que também formam detidos para averiguação, Edmilson Santos, 31 anos, Lourival Moraes Souza 29 anos, e Rodrigo Nunes Queiroz, 26 anos.
Todos os três homens têm passagem pela policia, conforme informações contidas no sistema da secretária de segurança pública da Bahia SSP/BA
A guarnição da 5ª companhia da policia Militar de Filadélfia, composta pelos soldados Mateus, Galdino e a policial militar Sandra, fizeram as prisões por volta das 21h. “Ketchup” e os três homens formam presos quando bebiam e jogavam sinuca no bar Jacarandá.

Entenda o caso ketchup


Um acordo firmado com aquela que seria sua vítima,Erenildes Aguiar Araújo, a “Mulher-Ketchup”, Carlos Alberto Jesus, ” O Homem Ketchup” optou por não cometer o crime e decidiu encenar a morte usando molho de ketchup e uma faca. Em seguida, ele tirou uma fotografia da ‘morta’, entregou à mandante como prova da ação e recebeu o pagamento. A trama foi descoberta quando a mulher que deveria estar morta foi avistada pela mandante, na feira de Pindobaçu, aos beijos com aquele que seria o seu assassino, “Homem-Ketchup” alguns dias após a entrega da foto. O caso aconteceu em 2011, e chamou a atenção da mídia nacional e internacional.




Fonte: FALANDOTUDO.COM





Ponto Novo: Irrigantes farão paralisação na BR para chamar atenção do governo.
Ponto Novo: Irrigantes farão paralisação na BR para chamar atenção do governo



Os produtores do projeto de Irrigação de Ponto Novo farão uma interrupção do tráfego na BR 407, na próxima sexta feira com o objetivo de chamar a atenção do governo e da sociedade para a situação do projeto, diante da situação dos prejuízos causados pela seca. Os irrigantes prometem uma manifestação pacífica, mas cobram do governo ações concretas e rápidas para evitar que os prejuízos aumentem. Como prioridade das cobranças os irrigantes defendem urgentemente:

1. Continuação das condições de vazão de água para irrigação
2. Renegociação das dívidas
3. Ampliação da Barragem
4. Atendimento social aos irrigantes
Fonte: Itapicurufm.



BRASILEIRO PEDE APOIO DO GOVERNO PARA CONTER INCÊNDIO DA SERRA DE SANT´ANNA





Foto: Maravilha Notícias, respeite o crédito da foto



O deputado Carlos Brasileiro (PT) requisitou apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), na busca de mais esforços para conter o incêndio que atinge a Serra de Nossa Senhora de Sant´anna, na região do distrito de Carrapichel, em Senhor do Bonfim. O secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, confirmou ao deputado que o Governo já está providenciando uma aeronave para atuar no combate às chamas.

O secretário ainda informou que o efetivo de bombeiros que atuam para acabar com incêndio foi elevado desde o final de semana. Eles buscam conter as chamas, que já devastaram mais de 100 hectares da Serra. “Estamos muito preocupados com a situação. O Corpo de Bombeiros tem feito o possível e tem atuado de forma intensa para conter o incêndio. Mas, na situação que se encontra, é preciso uma ação mais forte. Por isso, estamos buscando mais apoio do Governo do Estado, que já sinalizou com o reforço das ações”, afirmou Brasileiro.

Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Postado por Neto Maravilha DRT-BA 6928




SEMANA SANTA:

Fieis subiram até o morro da Santa Cruz para pagar suas promessas, ao chegar lá com muitos esforços e cansaço é hora de fazer suas orações, suas promessas mas não conseguem porque se deparam com alguns jovens embriagados com muito palavrões, brigas, muita baderna, esperamos que essa tradição não deixe se acabar por causa de alguns vândalos.
Que as nossas autoridades tomem alguma providencia.




Postado por M & M
Postado por M & M
Postado por M & M
Postado por M & M











TRÁFICO DE PESSOAS: Um triste capítulo da nossa história.

TRÁFICO DE PESSOAS:  Um triste capítulo da nossa história


*Maraísa Santana

A novela Salve Jorge, da Globo, trouxe ao conhecimento popular e, consequentemente, à discussão político-social, a questão do tráfico de pessoas que, para muitos, trata-se de situação nova, se observada apenas pela ótica da traficância para fins de prostituição, mas, na verdade, tem origem secular.

Se dermos um breve passeio pela história universal vamos encontrar situações alarmantes de ofensas aos direitos humanos, com destaque expressivo para o tráfico de pessoas, o que nos remete para o degradante período em que havia o tráfico de negros africanos para escravização e que atualmente se notabiliza, especialmente, pelo trafico de mulheres e crianças.

Para o professor de Direitos Humanos, Ricardo Castilho, Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, em abordagem sobre o “Tráfico de Pessoas”, na edição de março/2013, do Jornal Carta Forense, o tráfico de seres humanos significa o deslocamento involuntário de pessoas dentro de um país ou fora dele.

E nos termos do “Protocolo” firmado entre países integrantes da ONU (Organização das Nações Unidas), considera-se “tráfico de pessoas” o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, quando isso decorre de ameaça, uso de força ou de outras formas que possam envolver coação, rapto, fraude, engano e abuso de autoridade, incluindo-se o aproveitamento da situação de vulnerabilidade da vítima pela entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obtenção de consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra, para fins de exploração.

Essa questão tem se mostrado bastante preocupante para a Organização das Nações Unidas a ponto de merecer atenção especial na ordem jurídica internacional, resultando na formalização do “Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o crime organizado transnacional relativo à prevenção, repressão e punição do tráfico de pessoas, em especial mulheres e crianças”.

Sabe-se que não é de hoje que existem os instrumentos internacionais que dispõem de normas e medidas práticas para combater a exploração de pessoas, mas, é certo que é nova a existência de um instrumento universal focado especificamente nos aspectos relativos ao tráfico de pessoas, a exemplo do “Protocolo das Nações Unidas”, já referenciado e que o Brasil adotou em Nova York, há quase 13 anos atrás, isto é, desde 15 de novembro do ano 2000, mas que só veio regulamentar há 9 anos, em março de 2004, pelo Decreto nº 5.017.

O festejado Damásio de Jesus, abordando o “Tráfico Internacional de Mulheres e Crianças” (Edição de março/2013, do Jornal Carta Forense) deixa bem claro que o Brasil é um dos principais países envolvidos nessa prática, que, mesmo sem estatísticas mundiais recentes, assusta e estarrece pelos dados fornecidos pela Fundação Helsinque de Direitos Humanos, que aponta, somente no âmbito da União Européia, a existência de 75 mil mulheres brasileiras vivendo do mercado sexual.

E aqui no Brasil, o tráfico de seres humanos está direcionado à exploração sexual de mulheres e meninas, adoção internacional ilegal, turismo sexual e trabalho forçado, sendo essas práticas admitidas como uma crua realidade dentro dos limites territoriais do país, destacando-se como rotas mais expressivas com ramificações em muitos países, os estados de Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Bahia, Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Ceará, tendo como principais países de destino mais freqüentes das vítimas de tráfico, Espanha, Alemanha, Suiça, Israel, Paraguai, Holanda, Japão, Portugal e França.

Em termos de mundo, o cenário é extremamente estarrecedor, conforme revelam estimativas da ONU, do Departamento de Estado dos Estados Unidos e de Organizações Internacionais da Sociedade Civil, assinalando que o tráfico de seres humanos supera a casa dos 2 (dois) milhões de pessoas, em sua grande maioria mulheres e crianças, provenientes, em grande parte, de países do chamado Terceiro Mundo (Ásia, África, América do Sul e Leste Europeu) e são encaminhadas, preferencialmente para os países desenvolvidos (Estados Unidos, Europa Ocidental, Israel e Japão), onde são submetidas à exploração sexual, a condições similares à escravidão e trabalho forçado.

Na América Latina, o destaque fica para o Brasil na contribuição para o tráfico internacional, com milhares de mulheres brasileiras traficadas para a Europa, segundo estimativas, envolvendo não apenas a exploração sexual, mas, também, as suspeitas relativas à extração de órgãos, que, apesar de não estar claramente comprovado, dá sinais de uma real dimensão do problema, notando-se que vários países tem envidado esforços no sentido de ter uma visão mais nítida do problema.

Mesmo tendo aderido ao “Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o crime organizado transnacional relativo à prevenção, repressão e punição do tráfico de pessoas, em especial mulheres e crianças”, o Brasil ainda não conta com legislação específica sobre o tema, como ressalta Damásio de Jesus, lembrando que algumas formas de exploração de pessoas estão contempladas na legislação penal brasileira, o que permite ter uma maior visibilidade pública do problema, o que levou o Brasil a ser anfitrião da Primira Conferência Internacional sobre o Tráfico de Seres Humanos, no ano 2000, numa iniciativa do Ministério da Justiça e do escritório local do ODCCP (Escritório da ONU para o Controle de Drogas e Prevenção do Crime).

Segundo estimativas do ODCCP o tráfico de pessoas movimenta, anualmente, no mundo, em torno de 12 bilhões de dólares, superando o movimento de tráfico de drogas, porque o “custo do crime (de tráfico de pessoas), ao contrário do tráfico de drogas e de armas, que impõem a compra dos objetos materiais para revenda, no tráfico de pessoas a ‘aquisição’ de uma vítima somente requer a compra de uma passagem de avião”.

Nesse contexto mundial, o Brasil é apontado em relatórios como “fonte de homens, mulheres, meninos e meninas para prostituição forçada no país e no exterior e trabalhos forçados” em solo nacional, reconhecendo-se, entretanto, os “grandes esforços” que o país presta às vítimas de tráfico sexual, conforme reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo, edição de 15.6.2010, o que, entretanto ainda é insuficiente para minorar a situação inquietante que o problema tem provocado em todo o país, contribuindo para a estarrecedora estimativa de 12,3 milhões de vítimas de trabalho e prostituição forçados no mundo.

Os Estados Unidos já estão adotando medidas práticas de combate ao tráfico de pessoas e estão desenvolvendo campanhas de âmbito mundial para que sejam adotadas medidas eficazes de combate a esse crime, entre elas, o rigor na emissão de passaportes, melhoria na qualidade desses documentos para evitar fraudes, entre outras medidas sócio-educativas, que poderão evitar a triste realidade existente no mundo, especialmente no Brasil, que expõe a triste realidade de existência de 241 rotas de tráfico no País, sendo 110 relacionadas ao tráfico interno e 131 ao tráfico internacional.
Recentemente testemunhamos pelos meios de comunicação, a benéfica ação da polícia federal, realizada na cidade de Altamira (PA), no sentido de reverter essa triste realidade, quando foram liberadas 16 vítimas (uma delas menor de idade) que estavam sujeitas à exploração sexual nas proximidades da construção da Usina de Belo Monte.

Evidentemente, ainda é muito pouco para o enfrentamento do problema que se mostra de expressiva magnitude, mas, como adverte Ricardo Castilho, espera-se que todas as medidas e esforços que estão sendo adotados “representem uma luz no sentido da superação definitiva deste triste capítulo de nossa história”.


*Maraísa Santana é advogada, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba) e Salvador (Ba)


Ponto Novo: Homem morreu ao colidir moto com caminhão




Ponto Novo:Homem morreu ao colidir moto com caminhão Neste sábado (30) ocorreu um acidente gravíssimo na estrada rural do sentido sede a localidade de Limeira. A vítima Celso Paulo da Silva,47 anos, residente de Várzea da Capoeira, conduzia uma Moto Honda CG, verde placa JMW-1468/ Itiúba, acabou se envolvendo em uma colisão com um Caminhão Pipa, Mercedes Benz L2213 Azul de placa KGM-2291, licença de Senhor do Bonfim, conduzido pelo senhor de prenome" TONE".
Segundo informações, o caminhão passou por cima da cabeça da vítima causando esmagamento do Crânio, conforme mostram a fotos desta reportagem. Após ocorrido o motorista do caminhão fugiu sem deixar pistas e abandonou o veículo nas proximidades da Barragem de Ponto Novo.
A Polícia Militar foi até o local, onde juntamente com o apoio da Guarda Municipal, fizeram o isolamento da área, onde foi identificado o nome do proprietário do Caminhão, trata-se de VILQUER VITOR CONCEIÇÃO.
Por sua vez, as Policias Civil e Técnica iniciaram o trabalho de investigação e apuração do fato cujo objetivo é esclarecer a Justiça Criminal, este lamentável acidente com vitima fatal.

 

 

 




Dilma vai anunciar pacote contra a seca.

Dilma vai anunciar pacote contra a seca 
A presidente Dilma Rousseff vai anunciar na próxima terça-feira (2), em Fortaleza (CE), um pacote de medidas de enfrentamento  à seca enfrentada por diversas cidades do interior nordestino. A Bahia é o estado que conta com o maior número de cidades afetadas: 226. O conjunto de ações será conhecido em uma reunião da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com a presença de todos os governadores da região. De acordo com a coluna Tempo Presente do jornal A Tarde deste sábado (30), as intervenções estão constituídas sob três  pilares. Todos os municípios que decretaram emergência ganharão caçamba, patrol e retroescavadeira para fazer obras preventivas; o Bolsa Estiagem, que atendeu primeiramente a 60 mil famílias no estado, depois 160 mil e ainda conta com 180 mil na espera, será prorrogado até julho; o crédito estiagem, com 40% de rebate (quem toma R$ 10 mil de empréstimo paga R$ 6 mil, se estiver em dia) e dois anos de carência, embora expirado em fevereiro, será prorrogado até maio. Especialistas apontam que esta é a pior seca dos últimos 80 anos. 


SARGENTO DA PM MATA EX-MULHER E DEPOIS SE SUICIDA NA FRENTE DOS FILHOS EM CANUDOS.

 

Um sargento da Polícia Militar matou a ex-mulher e depois se suicidou na frente dos filhos em Canudos, município localizado a 350 quilômetros da capital baiana. O crime aconteceu por volta das 9h deste domingo (31), em um povoado a cinco quilômetros da cidade.

Segundo o capitão Moura, da 5ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Euclides da Cunha), o PM Isamaque Ferreira Lima, de 48 anos, havia acabado de buscar os quatro filhos para passar o Domingo de Páscoa quando ele encontrou com a ex-companheira na Mercearia Carvalho.

O casal, que estava separado havia pouco tempo, iniciou uma discussão. Durante a briga, o PM sacou a arma e disparou três vezes contra a ex, Regina Cardoso de Carvalho, 38 anos. Em seguida, o sargento atirou na própria cabeça.

Os filhos do casal - uma menina de seis anos e os gêmeos de quatro - estavam dentro do carro do pai e presenciaram o crime. O filho do PM com a primeira esposa, um garoto de 8 anos, também estava no Volkswagen Voyage do sargento e assistiu a toda cena.

Regina não resistiu aos ferimentos e morreu em frente a mercearia. O PM Isamaque chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

"Já haviam indícios que este tipo de fatalidade poderia acontecer", relatou o capitão Moura. "Segundo testemunhas, a Regina já tinha registrado queixa contra o sargento por ameaça. Eles também já tinham feito parte de uma audiência conciliatória com o Ministério Público, mas não chegaram a um acordo. Tudo indica que a disputa dos dois tinha relação com a guarda das crianças".

O corpo de Regina Cardoso de Carvalho permanece no local do crime, aguardando a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Euclides da Cunha. Já o corpo do sargento Isamaque Ferreira Lima está em um hospital local, onde também aguarda a chegada do DPT.

O caso será investigado pela Delegacia de Canudos. As crianças foram retiradas da cena do crime e estão acompanhadas dos familiares maternos, mas também devem ser ouvidas pela polícia da região.


FILHO DO EMPRESÁRIO ROBERTO SOM MORRE EM ACIDENTE DE CARRO NA BR-116




O Jovem Dário Rodrigues de Oliveira Neto, 26 anos, conhecido por “Dário Gravações”, Filho do Empresário itiubense Roberto Som, morreu em um acidente de carro na manhã deste domingo (31) na BR 116/Norte, há 19 km de Euclides da Cunha.

Segundo informações, Dário passou a noite trabalhando na coordenação do Som do Churrálcool 2013, festa que contou com as apresentações de Luan Santana, Psirico e Reginaldo Rossi, quando retornava de Ribeira do Pombal para Itiúba na companhia de quatro amigos por volta das 11:00 horas da manhã, o carro em que o mesmo estava acabou capotando.

Dário morreu no local do acidente, já Isná Barbosa da silva, 28 anos, J. V.S.S, de 17, e Almiro José da Silva, 28 foram conduzidos até o hospital de Euclides da Cunha e passam bem.
De acordo com informações chegadas até o portal, no momento do acidente o veículo estava sendo conduzido por um rapaz conhecido por Chico que não sofreu ferimentos e se encontra no local do acidente.




Por: Portaldenoticias.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário